quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Feriado dia 20 em Londrina e outros 225 municípios

A Câmara Municipal de Londrina aprovou o feriado no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. De um total de 5.561 municípios do país, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, será feriado em 225 cidades. A data, que será celebrada em centenas de eventos pelo país, lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.
Em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, chegaram à conclusão de que 20 de novembro, tinha sido a data de execução de Zumbi e estabeleceram-na como “Dia Da Consciência Negra”. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado incorporou a data como celebração nacional. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro.

Sem demérito nenhum ao feriado comemorativo aprovado em Lei, apenas entendo que deveria ser inclusivo e rebatizado de ”Dia da Consciência Humana”.
São tantos os motivos de nós humanos temos para “por a mão na consciência” que um dia somente é muito pouco.

3 comentários:

  1. Parabéns pela colocação meu caro Gê, concordo plenamente com a sugestão do nome ao dia, até porque na minha opinião, as dívidas aos negros nunca serão ressarcidas, mas temos que tomar um certo cuidado com o protecionismo atual, na forma de cotas, já que a educação pública tem sido a mesma a todos os cidadãos independente da cor, então porque previlegiar apenas os negros?? Não ficaremos em dívida com os brancos no futuro????

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo comentario.

    ResponderExcluir